terça-feira, 20 de maio de 2014

Tanoaria - Reutilização da Madeira



Segundo Lacerda (1997), a Tanoaria é uma arte, que já possui largos anos de existência. Estando intimamente ligada às regiões de produção vinícola, consiste assim, no fabrico de vasilhames em madeira para o armazenamento do vinho. Utilizam-se essencialmente madeiras de carvalho para assim fabricar pipas, tonéis, canecos, celhas e outros artefactos, sendo utilizados, especialmente para a colheita, tratamento e transporte de vinho.
            No mudo actual, existem muitos objectos que chegam ao fim da sua vida, mas que ainda têm potencial para inúmeras funcionalidades. Daí, nos dias de hoje se aplicar um conceito que está na moda, a reutilização/reciclagem de materiais.

De acordo com (Anónimo a  2013), as barricas de Carvalho sempre foram uma parte importante da História do vinho, originalmente eram simplesmente usados para armazenamento tendo depois ganho uma tremenda relevância no processo fermentativo e de envelhecimento devido às características transmitidas ao vinho.
De acordo com (anónimo b 2013), O que os nomes SchlafenimWeinfass e Vrouwe Van Stavorentem em comum? São ambos hotéis que tiveram a original ideia de aproveitar antigos toneis, com capacidade de 15.000 l, e transforma-los em quartos com capacidade para duas pessoas.

Segundo (anónimo b 2013), O Primeiro situa-se na Alemanha, na região de Badem. O alojamento é formado por cinco quartos, situados numa quinta da aldeia de Sasbachwalden, uma pequena comunidade conhecida pela produção de vinhos e processamento de madeira.

O seu objetivo é atrair “winelovers” e dar a conhecer os vinhos brancos daquela zona do pais.
            Já o segundo situado, no norte da Holanda, é constituído apenas por 4 quartos do género mas os turistas fazem fila para ocupá-los no verão. Cada quarto tem duas camas de solteiro que podem virar uma de casal e uma pequena sala com televisão. Outros toneis foram usados para compor a sala da recepção, áreas de lazer e outras dependências. O hotel apela ao turismo de neve e ao Enoturismo, conforme (Anónimo b 2013).
Segundo (Anónimo c 2014), contudo, existem muitas outras finalidades para os barris e outros vasilhames usados. Atualmente quase tudo se faz a nível de mobiliário. Possibilita fazer uma grande reutilização das barricas, dos toneis e outros tipos de vasilhame, como per exemplo, a construção de vasos, banheiras, mini bares, mesas, cadeiras, objectos decorativos. A construção deste objetos para além da reutilização, tem outras vantagens inerentes. Permite poupar monetariamente, obter grande qualidade estética e visual, e quando se trata de um negócio permite a atrair inúmeros clientes, por exemplo em hotéis, cafés e restaurantes.
Atualmente existe um restaurante em Vila Real onde as mesas e cadeiras são constituídas por madeira de antigos tonéis.
Estes são muitos dos exemplos do que se pode fazer sendo um tema eficaz na estratégia de marketing relacionada com o vinho.

Por: Filipe Pimenta, Vitor Ribeiro, Jose Miguel Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário