domingo, 18 de maio de 2014

Cosmética

Desde a antiguidade que o vinho está intimamente ligado à medicina, foram encontrados papiros no Egipto e tábuas dos sumérios que datam de 2200aC o que torna o vinho a mais antiga prescrição médica. Em mosteiros, hospitais e universidades são inúmeras as alusões ao vinho, uvas e videiras. O que nos leva a pensar que o vinho e as uvas terão feito parte do quotidiano do homem desde há alguns milénios.
Galeno (século II d.C.), o mais famoso médico da Roma antiga, empregava o vinho na cura das feridas dos gladiadores, agindo este como um desinfetante. Foi utilizado para desinfetar feridas de guerra, aconselhado e receitado como medicamento.
Louis Pasteur: ´´a mais higiénica e saudável das bebidas´´
Talmud (livro sagrado dos judeus): sempre que o vinho faltar, a medicina tornar-se-á necessária
Cada vez mais os benefícios milenares da UVA e seus derivados são estudados e aproveitados pelas empresas da indústria cosmética e farmacêutica para desenvolver produtos não só beleza mas também medicamentos e tratamentos de saúde. Algumas empresas inclusive lançam linhas completas tendo por base a uva, os engaços, os bagaços, as grainhas, o próprio vinho e mais recentemente a videira (flor, pâmpanos, sarmentos etc).

O vinho é constituído na sua grande maioria por água, cerca de 80-85%, esta é a base de qualquer produto cosmético. Além da água compostos como o glicerol, substância utilizada em cremes e loções para proporcionar maciez e maior umectação à pele, o etanol que atua como antisséptico auxiliando a prevenir contaminações microbianas como utilizavam na antiguidade os soldados da guerra, os alfa, beta e poli-hidroxiácidos (AHA, BHA e PHA), cuja ação consiste em remover as células mortas da superfície da pele, tornando-a mais suave, macia e brilhante como um suave peeling químico. Não podendo esquecer todos os compostos anti-oxidantes que tanto as uvas e o vinho possuem que são de uma importância extrema para a renovação das células sendo o mais conhecido o resveratrol. São esses compostos que estão na origem dos produtos ‘’anti-idade’’ que preenchem qualquer prateleira de produtos de beleza.
Todos os benefícios mencionados anteriormente aliados a factores de hidratação profunda 
estimulam os fibroblastos a produzirem colágeno e elastina (proteínas que conferem tonicidade e firmeza à pele) e os compostos fenólicos como os taninos, flavonóides, resveratrol e antocianinas são antioxidantes naturais e atuam como anti-envelhecimento. São anti-inflamatórios, melhoram a circulação sanguínea, defendem a pele contra fatores ambientais e radicais livres.
 
Linha MALBEC – O boticário
A linha malbec da marca O boticário foi a primeira a ser fabricada tal como um vinho. O perfume desta linha foi o primeiro no mundo a ser produzido com álcool vínico e macerado em barricas de carvalho francês.
Malbec é uma variedade de uva tinta, originária de França, muito utilizada na produção de vinhos. O Boticário inovou e criou o perfume Malbec, inspirado no refinado mundo dos vinhos. Este é o primeiro perfume no mundo fabricado com o álcool vínico, obtido através da destilação do vinho. 
http://www.youtube.com/watch?v=4oLNYa9G8E4

Óleo de Grainha
É conhecido como sendo um ‘’super-hidratante’’ que mantém a pele suave e sem rugas. É de rápida absorção e por isso utilizado em alguns ‘’cremes de dia’’. Tem a particularidade de ser indicado para todo o tipo de peles uma vez que é um produto 100% natural extraído a frio, não liberta fumos durante a sua extração.
Contém antioxidantes vitaminas C, D, E e beta-carotenos que fortalecem a pele e lhe dão mais elasticidade, diminuindo a formação de esterias e rugas de idade.



Vinoterapia 

O primeiro spa de vinho do mundo foi criado por um casal de franceses, Mathilde Cathiard Thomas e o seu marido Bertrand, que deram início à aventura da vinoterapia. As Termas de Caudalie, em Bordéus.
Em 1993, durante as vindimas da família de Mathilde, no Château Smith Haut Lafitte (uma das casas de vinho mais conhecidas e prestigiadas de Bordéus), um professor universitário partilhou com eles a sua admiração. "Sabiam que estão a deitar fora um tesouro?". Referia-se às cascas e grainhas das uvas que iam parar ao lixo no processo da vindima. Joseph Vercauteren, professor na Universidade de Farmácia de Bordéus, revelou à família as capacidades antioxidantes das uvas, e sobretudo, a riqueza dos polifenóis, que protegem o organismo dos radicais livres, a principal causa do envelhecimento.
Assim em 1995 o casal francês criou a marca de produtos de cosmética a Caudalie (sign: medida de tempo que o vinho persiste na boca) e em 1999 inauguraram o primeiro spa de vinoterapia. E hoje encontram-se espalhados por países tais como: Portugal, Espanha, França, Brasil, EUA e Turquia. Como principais tratamentos, destacam-se as esfoliações, os envolvimentos, as massagens relaxantes e as imersões.
 As castas mais usadas são Lambrusco, rico em minerais, que ajuda à manutenção da pele; Sauvignon, que tem propriedades tranquilizantes e é usado habitualmente nas massagens; Chianti, com as suas propriedades relaxantes;
Cabernet e Merlot, que ajudam a eliminar as células mortas de pele, e os vinhos da Rioja, usado em tratamentos e cosméticos.



Hoje em dia a Caudalie é uma marca de sucesso conhecida em muitas partes do mundo. Privilegia os produtos ativos naturais e amigos do ambiente, é contra os testes em animais e os seus produtos contém 0% de parabenos, fenoxietanol, ftalatos, óleos minerais, lauril sulfato de sódio, ingredientes de origem animal… Em Portugal já é também possível disfrutar dos tratamentos de Spa que a marca possui no L’and Vineyards no Alentejo e no Yeatman em Gaia.


Wine Country Organics

No campo da maquilhagem temos batons 100% naturais que contém óleo de grainha que hidrata e suavizam os lábios enquanto nutre e protege do sol, vento e frio. As tonalidades e aromas provém das castas que lhes dão origem e são elas: Syrah, Zinfandel, Pinot, Shiraz, Rosé, Merlot, Porto e Claret.


Por: Leonor Frazão; Tiago Santos; Raquel Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário